11-A feira dos oportunistas

 

Milena Carvalho nas profundezas da corrupção
Essa máfia ligada a facções criminosas, ao tráfico de drogas, à exploração dos quilombolas e à escravidão moderna continua perseguindo-nos e as comunidades quilombolas.
Depois de ter tentado nos assassinar, ameaçar as comunidades quilombolas que colaboraram em nossa pesquisa, roubar e quebrar parcialmente os objetos que nos foram confiados pelos quilombolas para salvá-los e evitar seu saque, para nos impedir por todos os meios de retornar na esta região para continuar nosso projeto de pesquisa e desenvolvimento com as comunidades quilombolas, eles agora expõem seus planos claramente: nos excluir definitivamente, não apenas localmente, continuar seu tráfico com total impunidade, se enriquecer roubando os resultados de nossas pesquisas, destruir nossa imagem por meio de uma campanha de desinformação dirigida as comunidades, instituições, autoridades e ao público nacional como internacional.
Milena Carvalho é o exemplo das manipulações de que essa máfia é capaz.
Agora eles estão usando a « arma » do cinema para continuar espalhando suas « fake news » e encobrindo seus crimes.
Mas eles esqueceram um detalhe fundamental, mesmo quando procuram encobrir seus crimes por meio de mentiras e terrorismo: toda a nossa pesquisa ao longo de três anos foi meticulosamente filmada e documentada. Em breve serão publicados um livro e um documentário que explicarão em detalhes as realidades e os atores deste caso.
 
No fundo da terra, um docu-ficção com financiamento muito suspeito.
Filme financiado pela Prefeitura de Bacuri, com prévia apresentada durante o 3º Festival Quilombola organizado pela Prefeitura de Bacuri. Nenhuma comunidade quilombola foi informada da filmagem ou desta exibição, sem dúvida reservada para um círculo muito íntimo…
Desta vez é uma mulher muito oportunista e corrupta, Milena Carvalho, que se diz escritora, cineasta, arquiteta ao mesmo tempo, que vem sendo paga pela prefeitura de Bacuri, com dinheiro público, para roubar nossas pesquisas e tentar destruir a nossa imagem. Quanto ela recebeu e em troca do que ?
Estranho que a prefeitura de Bacuri, que sempre nos recusou sua ajuda, apesar de nossos muitos pedidos, de repente se interessar pela memória dos quilombolas que nunca antes respeitaram... Financiando este filme « no fundo da terra », esta prefeitura imagina dar credibilidade às mesmas fake news e elucubrações do pistoleiro da mídia, Ed Wilson Araújo.
Ed Wilson Araújo, criador de fake news, « pistoleiro midiático » do Washington Luís de Oliveira, prefeito de Bacuri, e do Flávio Dino, ex-governador e atual ministro da Justiça, de quem também foi « diretor » de sua campanha eleitoral...

Uma sinopse baseada em fake news
Quando a sinopse é baseada exclusivamente nessa fake news, a corrupção e os objetivos ficam evidentes. Milena Cavalho nem sabe se é ficção ou documentário. Ela sabe que um documentário respeitável exige uma investigação séria com todos os atores desse caso, e não ser porta-voz de um patrocinador muito duvidoso e muito contestado.

Programação do festival Guarnicê, promovido pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), domínio do blogueiro Ed Wilson Araújo. A sinopse deles é estranhamente focada em suas notícias falsas e difamação, sem referência ao nosso blog de « direito de resposta ». Estranha concepção do papel do documentarista que exige objetividade e honestidade profissionais.

Um abismo de corrupção
Milena Carvalho, orientada por Jovan Cunha Silva (veja abaixo), vice-prefeito de Bacuri, seguiu nossos traços para roubar os resultados de nossas pesquisas, mas também para corromper amizades que julgávamos sinceras. Zey e Maria de Mutaca, deliberadamente trouxeram-nos alguns objectos para serem restaurados e protegidos na casa comunitária de Portugal. Eles nos receberam em sua casa e compartilhamos longos momentos de amizade. Queixaram-se à frente das nossas câmaras de um certo João dos Santos Oliveira, reputado « macumbeiro ». Ele seria violento, agressivo e teria derrubado todas as árvores nobres da região para se enriquecer, apesar da revolta da comunidade que acabou expulsando-o da região. Maria queria tirá-lo da presidência da associação, mas desistiu sob ameaças porque ele goza de « alta proteção » da prefeitura de Bacuri.
Então, por que eles se encontram juntos na mesma foto? Eles venderam sua alma? Eles foram ameaçados? Outros « amigos » certamente também se deixaram corromper ou se tornaram cúmplices, por medo de ameaças reais.
Nesta foto de filmagem, João dos Santos Oliveira ao lado de seus inimigos, Zey e Maria. João é quem alegou que teve objetos roubados dele. Seu falso testemunho, orquestrado por essa máfia, desencadeou uma operação ilegal e violenta das forças policiais.
 
Violação de objetos patrimoniais
Não contentes em ter roubado e quebrado os objetos que nos foram confiados pelas comunidades quilombolas, agora os guardam dispersos e desprotegidos com quilombolas cúmplices dessa máfia, que não são seus herdeiros. Concepção engraçada de preservação do patrimônio. Não brincamos com objetos de valor histórico ou arqueológico. Este é o princípio básico de toda preservação do patrimônio.
Estes objectos que mantivemos, com todo o cuidado, limpos, restaurados e guardados em segurança numa casa comunitária em Portugal, encontram-se agora à mercê de qualquer ferro velho, sucateiro ou coleccionador desonesto.
 
Milena Carvalho, descendente de traficantes de escravos e « amiga » do comando vermelho.
Sua família Carvalho residente em Cururupu é herdeira do temível Antônio Bittencourt, o mais cruel e poderoso traficante de escravos desta região do litoral ocidental maranhense. Apesar da abolição da escravatura em 1888, nunca deixou de perpetrar a sua « exploração do homem pelo homem », mas desta vez de forma mais moderna e tortuosa. A legítima preocupação de proteger as populações oprimidas é sequestrada por esta máfia para enriquecer à custa daqueles que diz defender. Graças a seus agentes infiltrados em todas as instituições regionais e federais, cria falsos quilombos por meio de associações não quilombolas que dirige e controla. Este é o método deles de desviar doações, recuperar terras que foram « expropriadas » deles, e organizar seu tráfico sem qualquer controle e com total impunidade.
Então essa máfia precisa de pistoleiros. Não apenas assassinos que matam rebeldes como seus ancestrais faziam. A partir de agora, são também polícias, advogados, jornalistas e artistas oportunistas que se colocam ao seu serviço. Muitos deles foram denunciados em nossos artigos anteriores.
Neste capítulo, Milena Carvalho, é o exemplo perfeito.
Ela é muito ligada à facção criminosa do comando vermelho, tendo trabalhado no « complexo do Alemão », no Rio de Janeiro, como ela mesma escreve em seu currículo. Como uma mulher de Cururupu (Maranhão) poderia colaborar com essa poderosa rede de traficantes do comando vermelho? Graças a uma apresentação dessa máfia maranhense ?
Ela afirma ter ensinado cinema para a ONG Grupo Pensar Cultural, dentro do « complexo do Alemão » que, como todos sabem, é totalmente controlado pelo comando vermelho. Essa facção criminosa muito presente no Maranhão também é sua patrocinadora?
É assim que esse comando vermelho vê a educação dos jovens… Eles mesmos gravaram esse vídeo para dizer que incentivam os jovens a não fumar maconha na escola… Enquanto são eles que vendem… Eles afirmam que não é mais os policiais que fazem a lei, mas eles mesmos, e pedem aos jovens que entreguem 15 000 deles para colocá-los na rua... e vender suas drogas
Texto da video:

Chefes do comando vermelho: Nós estamos dando uma alerta pra vocês. A diretora que está conosco entendeu? diretora, guardinha. Vamos pisar vocês, na segunda se a gente pegar vocês fumando vamos quebrar vocês tudo no pau. Entendeu? Nós estamos avisando você nozado. Se tiver irmão envolvido no meio, vai haver disciplina grande também. Entendeu? Porque hoje em dia a polícia hoje não resolve mais nada. Quem resolve é o comando. Vocês estão ouvindo?
Entendeu? Nós somos do CVMT, tá ligado? (comando vermelho). Falamos pra vocês não fumarem. Vocês tem fumado maconha aqui? Fala porra!
Alunos: Não, ninguém tem fumado bagulho aqui não, já foi dito a voz ai!
Chefes do comando vermelho: Mas vocês já sabe, o saldo alto das outras comunidades e alta ladronzada, pegar vocês na rua fumando bagulho os caras vai quebrar vocês no pau, se eu passar de carro vou parar o carro e dá tiro só de pistola.
Estuda filha de presos ai. Filhos de preso, criança especial, o guardinha falava parar de fumar maconha, vocês falar que tem biqueira cadastrada, que porra é essa? Quem tem biqueira cadastrada ai? Eu vou chamar o guardinha ali, ele vai provar, não adianta ir lá ameaçar o guardinha depois, nós vai voltar aqui e não vai ser outro jeito não. Vocês vão me dar quinze mil irmãos na rua...

Um filmagem orquestrado por Jovan, o vice-prefeito de Bacuri
Ao lado de Milena Carvalho, Jovan Cunha Silva dirigiu as filmagens para obter a garantia de seu investimento destinado a nos eliminar da região e preparar sua eleição como prefeito.
Jovan Cunha Silva é, como veremos, uma personagem muito suspeita. Ele assumiu, à força, o município de Bacuri, e usa os mesmos métodos de falsa comunicação e populismo de seu mentor e protetor, Washington Luís de Oliveira.

Seu irmão Josenaldo Cunha Mafra foi assassinado
Em 28 de dezembro de 2022, Josenaldo Cunha Mafra sofreu um acerto de contas e morreu devido aos ferimentos na casa de seu irmão Jovan. Esta matéria publicada no site Icururupu foi estranhamente apagada, sem dúvida para abafar um caso delicado que arriscava gerar dúvidas sobre as frequentações e ações do vice-prefeito Jovan Cunha Silva

Jovan obriga o prefeito Washington Luís de Oliveira a chamar a exterminadora, a « mulher maravilha. »
Este áudio enviado por uma testemunha próxima à prefeitura relata as circunstâncias dessas represálias, sem dúvida contra uma facção criminosa concorrente. Fiel à sua reputação, a policial « mulher maravilha » Hellen Nuce Costa Cerveira Cutrim, assassinou uma dezena de pessoas, sem avisar e sem permitir que fossem investigadas as razões desse ataque contra Josenaldo. Essa testemunha nos explica o papel de pistoleiro dessa policial corrupta, paga pelo trabalho... e que reina o terror na região.
A voz da testemunha foi modificada por motivos de segurança.
Texto do testemunha
Agora que ela tá em Bacuri de novo por causa dessa morte do irmão do Jovan. Eles pegaram dois e tinha un restante. Ela pegou uns, e disse que ainda tinha mais gente envolvido. Desse tempo ela ficou direto em Bacuri.
Trata-se de Antônio Filho, não conhecia esse pessoal, que moravam em Portugal muitos anos, filho de Antonio de Marco.
Eu sei que esses dois eles levaram. Pegaram mais dez. Ela pegou muita gente. Mas depois disso, ninguém viu, ninguém sabe notícia mas, agora esses dias, depois que estou aqui, disse que ela « eliminou muito ».
Quando essa mulher tá aqui, ninguém fala, morreu, mas agora ninguém fala, tudo caladinho.
Mandaram atrás dela, ela estava trabalhando em Santa Inês, desde desse tempo da morte desse pessoal, mandaram chamar ela, porque ela tinha ido embora. Ela trabalhou lá um tempo (Bacuri), ele não quis pagar ela, ela foi embora.
Parece que o Jovan pressiono o prefeito pra trazer ela. Era muita morte. Os dois rapaz se entocaram dentro dos paus, lá na beira desse rio, é uma lavoura de gente de Bacuri e de gente de Tereré, tinha aquelas casinhas de trabalhador. Ai esse rapazes se entocaram lá, não sei quem contou pra ela, là só anda carro de boi, ai ela deixou o carro dela na boca (de fuma), chegou lá, cercou a casa onde eles estavam e matou todos dois. Ela chegou e bateu numa porta. Saiu o senhor, ela disse: não tenha medo, eu vim falar aqui pro senhor levar os dois porcos lá fora pra mim. Ele respondeu surpreso: porcos !

Eles eliminam todos os que estão em seu caminho
Desde que Jovan é vice-prefeito de Bacuri, a delinquência, as facções criminosas e as drogas só pioraram. Um pescador de Portugal testemunha :
A voz da testemunha foi modificada por motivos de segurança.
Texto do testemunha:
A senhora é conhecedora, a senhora conhece tudo, muito mais do que agente daqui, e a senhora falava as coisas tinha gente que nem, e ainda queria rebater que não acreditava entendeu.
E lá o João a Maria e o José, eu não sei se pagaram ou se foi por tolice, ai eles vão, talvez que deram emprego, eu não sei…
Aqui eu vou lhe dizer que as coisas estão pior Mag, eu vou lhe dizer, agente fica quase assim coagido, sem poder dizer nada, sem poder fazer nada, eles não estão de brincadeira, essa máfia a senhora sabe que eles vieram pra matar, quem tiver no caminho deles eles tiram entendeu, eles tiram quem tiver no caminho deles.

Jovan invade quilombo de Bitíua para reunir « seus amigos ».
Ao lado do DJ, Popó, um dos pistoleiros de Washington Luís de Oliveira, prefeito de Bacuri, anima essa orgia de álcool, drogas e decibéis no sítio do quilombo Bitíua, violentamente assediado por um público que concentra todos os narcotráficantes e membros de facções criminosas da região.
Acima dessa violação de uma centena de quilombolas que só queriam viver pacificamente, ricos em seu patrimônio autêntico, Jovan Cunha Silva, o vice-prefeito, é o organizador. Todos os seus « amigos » da Prefeitura e das facções criminosas responderam a esta demonstração de força para impor a sua « lei » e o seu terrorismo, sem dúvida tendo em vista as próximas eleições municipais para eleger o seu mentor, Jovan Cunha Silva. Encontramos lá toda a corja do prefeito, como Nhoca e seu esposo Piula, filho do dono do bar, Gilson Bujão, seu representante local, não eleito etc…
A expressão de sinais e gestos característicos das facções criminosas, a simulação de uma decapitação, martelam seu desejo de instaurar um regime de terror nesta região para lançar as bases de um « complexo de Bacuri », idêntico ao « complexo do Alemão » no Rio, renomado por sua crueldade e sua economia ligada exclusivamente ao narcotráfico.
Estamos muito longe da « paz e amor » de Bob Marley que deve estar se revirando no túmulo ouvindo essa péssima imitação do reggae, tomado por essa máfia que só quer explorar e viciar os quilombolas para forçá-los a entrar em um tráfego do qual talvez nunca saiam.
Os habitantes de Bitíua entenderam o perigo ao boicotar essa orgia demoníaca. Recentemente, dois outros filhos foram assassinados…

12  artigos que explicam tudo em detalhes
Explicamos em detalhes nos 11 artigos desse blog todas as mentiras e irregularidades cometidas por todos os atores desse esquema.
 

1-vítimas de uma conspiração
2-Resposta a « nova pirataria francesa em comunidades quilombolas »
3-Destruição de um tesouro patrimonial
4-Irregularidades jurídicas e policiais
5-Policial « mulher maravilha » continua com suas ações ilegais
6-Nossa revolta está crescendo
7-Klíssia Jessica Fonseca Ferreira
8-Ed Wilson Aráujo
9-Por suas mentiras, Ed Wilson Araújo é premiado
10-Pablo o ex-funcionario do Iphan
11-a feira dos opportunistas
12-Mentiras do diabo