1-vítimas de uma conspiração

Após as nossas descobertas e pesquisas arqueológicas e etnográficas sobre a história esquecida ou escondida da escravidão no município de Bacuri, no litoral ocidental do Maranhão, passamos a ser vítimas de uma conspiração terrível e violenta de um grupo de proprietários de terra associada aos funcionários do município de Bacuri, e de um blogueiro que publica nas redes sociais « fake news », contraditórios, difamatórios, xenófobos, acusando-nos de pirataria e roubo de objetos patrimoniais.
Essa conspiração visa eliminar-nos fisicamente e materialmente pelo roubo de todos os nossos bens e resultados de nossas pesquisas, psicologicamente pela destruição de nossa imagem nas redes sociais e nas comunidades quilombolas com as quais trabalhamos em simbiose e colaboração estreito.
Nossa presença prejudicou perigosamente a perseguição e exploração das comunidades quilombolas da região por este terrível esquema.
Graças à memória coletiva transmitida pelos seus antepassados escravos, Cleydia alertou-nos da presença de um possível sumidouro, um sistema de genocídio para matar escravos rebeldes em sofrimento horrível.
Graças à memória coletiva transmitida pelos seus antepassados escravos, Cleydia alertou-nos da presença de um possível sumidouro, um sistema de genocídio para matar escravos rebeldes em sofrimento horrível.

Acusações infundadas
Rejeitamos veementemente todas essas acusações e vamos desmontar ponto por ponto, com evidências, todas estas acusações completamente infundadas, que ignoram completamente o contexto em que a nossa investigação tem sido feito.

Identidade dos atores
Nós também nós descreveremos cada um dos atores desse grupo mafioso e demonstraremos com evidências, seu interesse neste caso e a razão de seus crimes.

Objetos de pesquisas
Todos os objetos dessa pesquisa, 80% dos quais foram doados por comunidades quilombolas para o nosso projeto « memórias de naufrágios e da escravidão », foram armazenados em uma casa que foi emprestado para nós, sob o controle da comunidade que tem a chave. Esses objetos foram limpados, restaurados, fotografados, desenhados, medidos e armazenados longe da luz e da umidade, conforme exigido pela pesquisa arqueológica.


Furto e violência  

Os membros desse esquema quebraram a porta da nossa casa, contra a vontade das pessoas da comunidade responsáveis por mantê-lo seguro. Sem qualquer precaução, eles roubaram todos esses objetos de extrema relevância histórica, muito frágeis, destruiu parte deles, destruiu o muro do jardim, até a porta da frente. Eles roubaram nosso computador e outros itens pessoas de valor.


Um ato de barbárie. 

 
Estreita colaboração

Informamos ainda que além de um estreito colaboração com as comunidades quilombolas e a Fundação Palmares, já havia entrado em contato com o IPHAN para comunicar as descobertas e todas as fotos desses objetos que são, em primeiro lugar, propriedade dessas comunidades e da União.
Recentemente, Valdirene Chagas, Quilombola e funcionária federal da Fundação Palmares, que colaborava conosco desde o início dessa pesquisa etno-arqueológica, milagrosamente escapava de uma tentativa de homicídio na frente de sua casa.
Sete balas não foram suficientes para o pistoleiro eliminar essa guerreira que, como nós, luta contra a corrupção e em favor da defesa das comunidades Quilombolas. 
Também contatamos outros órgãos estaduais buscando parcerias para continuar com o trabalho, já que até então todas as despesas desses nove meses de pesquisa, foram custeadas com recursos próprios, e que já se esgotaram.

Capítulo fundamental da história 
Entretanto não iremos desistir de resgatar esse importante capítulo da história brasileira e francesa. Iremos implicar civil e criminalmente os responsáveis pelas denúncias falsas e sem embasamento que têm feito contra nos.

Primeiro relatório 
Esta é uma primeira nota de relatório, antes de desenvolver uma série de artigos que detalharão todos os pontos e serão comunicados às autoridades brasileiras interessadas que tomarão as medidas necessárias.

Metodologia e objetivos desse blog
Esse blog foi escrito a pedido de todos aqueles que conhecem a seriedade e a honestidade de nosso trabalho há 48 anos. Era a única maneira de responder a todas essas acusações falsas contra nós. Um direito de resposta que sempre nos foi negado.
Cada página foi escrita imediatamente após cada novo assédio contra nós. Por isso, às vezes é repetitivo, porque seu conteúdo responde ponto a ponto aos « fake news » de nossos perseguidores, que também são repetitivos.
Mas também abrimos esse blog aos Quilombolas para que eles possam se expressar livremente, sem intermediários. Vítimas da repressão, infelizmente ainda não tiveram esse coragem.


12  artigos que explicam tudo em detalhes
Explicamos em detalhes nos 11 artigos desse blog todas as mentiras e irregularidades cometidas por todos os atores desse esquema.
 

1-vítimas de uma conspiração
2-Resposta a « nova pirataria francesa em comunidades quilombolas »
3-Destruição de um tesouro patrimonial
4-Irregularidades jurídicas e policiais
5-Policial « mulher maravilha » continua com suas ações ilegais
6-Nossa revolta está crescendo
7-Klíssia Jessica Fonseca Ferreira
8-Ed Wilson Aráujo
9-Por suas mentiras, Ed Wilson Araújo é premiado
10-Pablo o ex-funcionario do Iphan
11-a feira dos opportunistas
12-Mentiras do diabo